11 5042-5100
3.9

Ciclos do Calendário Maia - 14 dias / 13 noites

Guatemala 1

Atrativos: Antigua - Chichicastenango - Lago Atitlán - Quetzaltenango - Momostenango - Copán (Honduras) - Quiriguá - Ceibal - Uaxactún - Parque Nacional Tikal - Cidade da Guatemala

 

Saídas: Quartas

 

Neste roteiro místico você terá a oportunidade de presenciar a autenticidade da Guatemala, participando de cerimônias tipicamente maias, vivenciando e conhecendo a fundo essa incrível cultura. Terrenos montanhosos, vulcões, florestas tropicais, ruínas maias, muitas cores e sabores! Considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade de Antigua tem mais de 500 anos de história, é a antiga capital e um importante atrativo pelos seus monumentos e arquitetura. No topo de uma montanha você encontrará a cidade de Chichicastenango, habitada principalmente por descendentes indígenas, é famosa pelo imenso mercado de artesanato e produtos locais. Mais adiante, cercado por três vulcões e várias pequenas vilas, o Lago Atitlán é um cenário de cartão postal, considerado um dos mais belos lagos do mundo – participe aqui da Cerimônia Maia “Siembra del Árbol”. Seguindo até Quetzaltenango e Momostenango, você terá a oportunidade de compartilhar de uma interessante conversa com um guia espiritual local (Shaman). Já em Honduras visite o impressionante sítio arqueológico de Copán, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Para finalizar, conheça as imperdíveis ruínas de Tikal, com seus impressionantes sítios arqueológicos pré-colombianos – El Mirador é a maior pirâmide maia existente e uma das maiores do mundo – e participe também de uma Cerimônia Maia liderada por um guia espiritual local.

 

Inclui:

- 2 noites de hospedagem em Antigua com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Atitlán com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Quetzaltenango com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Cidade da Guatemala com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Copán (Honduras) com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Flores com café da manhã

- 1 noite de hospedagem em Tikal com café da manhã

- Transfer Aeroporto na Cidade da Guatemala/Hotel em Antigua (Privado)

- Transportes terrestres com guia e visitas conforme descrito no itinerário (Privado)

- Tickets lanchas públicas em Atitlán e Sayaxché/Ceibal/Sayaxché

- Almoços em Antigua, Chichicastenango e Tikal. Box lunch em Ceibal e Uaxactún.

- Entradas: Antigua, Iximché, Takalik Abaj, Museu de Arqueologia, Quiriguá, Ceibal, Uaxactún e Tikal

- Transfer Hotel/Aeroporto Cidade da Guatemala (Privado)

- Seguro Viagem

- Assistência Embarque Aeroporto Guarulhos (cortesia, caso inclua a parte aérea no pacote)

 

Não Inclui:

- Passagens aéreas e taxas aeroportuárias

- Imposto de segurança pago no aeroporto da Guatemala: aprox. US$ 6 por pessoa

- Imposto de fronteira pago em Honduras: aprox. US$ 5 por pessoa

- Refeições não mencionadas

- Bebidas

- Gorjetas

- Despesas de caráter pessoal

- Excesso de bagagem

- Serviços não mencionados no pacote

- Taxas e impostos (IRRF) para transações nacionais e internacionais.

Roteiro

Dias

1° dia - São Paulo - Cidade da Guatemala - Antigua

Apresentação no aeroporto indicado com pelo menos 3 horas de antecedência ao voo, para embarque com destino a Cidade da Guatemala. Chegada e transfer ao hotel em Antigua.

 

2° dia - Antigua

Visita à cidade colonial de Antigua, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Faremos um passeio pelo centro histórico iniciando pelo Parque Central e visitando os principais monumentos da cidade. Visita ao povoado de San Antonio Aguascalientes, famoso por seus têxteis e artesanatos. Terá também a oportunidade de conhecer a aldeia de Santiago Zamora, onde conhecerá sobre a cultura Maia-Kaqchiquel através da interação com um grupo de mulheres artesãs chamado Ixoki aj Quiema, que elaboram seus produtos têxteis usando técnicas ancestrais. Compartilhará um almoço típico preparado por este grupo de indígenas locais. Retorno a Antigua.

 

3° dia - Antigua - Iximché - Lago Atitlán

Partiremos através do altiplano guatemalteco com destino ao Lago Atitlán. No caminho visitaremos Iximché, sítio arqueológico localizado no município de Tecpán Guatemala, capital do antigo Señorio Maia-Cakchiquel, onde foi fundada a primeira capital do reino de Goathemala em 1524 pelo conquistador espanhol Pedro de Alvarado. Após a visita seguiremos até Atitlán, no povoado de Santa Catarina Palopó.

 

4° dia - Lago Atitlán (San Juan La Laguna - Cerimônia Siembra del Árbol - Santiago Atitlán)

Neste dia conheceremos dois dos doze povoados indígenas que rodeiam o Lago Atitlán. Iniciaremos por San Juan La Laguna, onde teremos a oportunidade de desfrutar novamente de uma interação direta com os indígenas locais e aprender sobre seu estilo de vida, visões, costumes e tradições. Visita a diferentes associações locais que trabalham com elaboração de têxteis usando tintas naturais e participação em uma cerimônia maia de Siembra del Árbol em Cerro de la Cruz. Depois embarcaremos em lancha para seguir até o povoado de Santiago Atitlán, famoso pela veneração ao Santo Maximón.

 

5° dia - Lago Atitlán - Chichicastenango - Quetzaltenango

Partida com destino ao povoado de Chichicastenango, onde todas as quintas e domingos acontece o famoso e colorido mercado de artesanato e produtos locais, tudo ao ar livre. Visitaremos o Altar Maia Sagrado de Pascual Abaj, onde atualmente os guias espirituais (Shamans) realizam cerimônias maias. Desfrutará de um almoço típico em uma casa de família local que fabrica máscaras e trajes típicos cerimoniais utilizados nas principais celebrações do povoado. Pela tarde, seguiremos até Quetzaltenango, a segunda maior cidade do país.

 

6° dia - Quetzaltenango - Momostenango (Lugar dos Altares Sagrados)

De acordo com o livro sagrado dos maias, Popol Vuh é o nome antigo Cho Tzak que se traduz em Altares frente às colinas. O atual nome Momostenango se deriva dos significados Nahuatl, Momoztli (Altares) e Tenango (Lugar Fortificado). Neste lugar, o Calendário Maia de 260 dias ainda é utilizado. Neste dia compartilharemos uma interessante conversa com um guia espiritual Shaman. Pela tarde, retorno a Quetzaltenango.

 

7° dia - Quetzaltenango - Almolonga - Takalik Abaj - El Baul - Cidade da Guatemala

Depois de uma interessante visita ao mercado de vegetais de Almolonga, deixaremos o altiplano e seguiremos até a costa do Pacífico até o sítio arqueológico de Takalik Abaj. Este é um dos maiores sítios pré-colombianos da Costa Sul e guarda características Maias e Olmecas - tem uma das maiores concentrações de esculturas de estilo Olmeca fora do Golfo do México. Seguiremos então até a Cidade da Guatemala.

 

8° dia - Cidade da Guatemala - Museu - Copán (Honduras)

Pela manhã, visita ao Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, onde se encontra uma ampla coleção de artigos ancestrais Maias. Depois, seguiremos até Honduras atravessando o Valle del Motagua cuja região foi a principal fonte de jade para os maias. Após trâmites migratórios chegaremos até o povoado de Copán Ruínas.

 

9° dia - Copán (Honduras)

Neste dia visitaremos um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do Mundo Maia: Copán, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Essas ruínas apresentam um estilo sofisticado de arquitetura e uma arte única de talhado em pedra para criar incríveis estelas (totens de pedra). Visita a seus principais complexos, praças e monumentos, assim como o Museu de Esculturas que contém uma réplica do Templo de Rosalila. Ao final do passeio, acomodação no hotel.

 

10° dia - Copán (Honduras) - Quiriguá - Flores

Após deixar o Valle de Copán, retornaremos à Guatemala para chegar até Quiriguá, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, onde terá a oportunidade de apreciar a Estela E que é a mais alta do Mundo Maia, esculpida em 771 d.C. Veremos também a Estela da Criação (Estela C), talhada em 776 d.C. Continuação até Flores, na comarca de El Petén.

 

11° dia - Flores - Ceibal

Sairemos rumo a Sayaxché, onde embarcaremos em uma lancha através do Río La Pasión até Ceibal, apreciando a selva e a fauna local. Esta cidade floresceu de 200 d.C. até 900 d.C. e tem uma extraordinária quantidade de templos e monumentos. As estelas de Ceibal são as mais conservadas. O sítio arqueológico foi descoberto em 1985 e é uma das últimas cidades do Período Clássico Maia. Esta é uma das cidades mais importantes da Área de Petexbatún. Retorno ao hotel em Flores.

 

12° dia - Flores - Uaxactún

Uaxactún significa Nascido no Céu e possui o primeiro observatório astronômico do período clássico maia. Hoje em dia este observatório ainda é utilizado para observar os equinócios e os solstícios. Entre outros eventos astronômicos, estes foram muito importantes para estabelecer em seu momento o calendário das colheitas. Continuaremos até o Parque Nacional Tikal para pernoite.

 

13° dia - Parque Nacional Tikal - Cidade da Guatemala

Visita ao Parque Nacional Tikal, declarado Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Esta cidade é considerada um dos maiores e mais monumentais sítios arqueológicos do Mundo Maia. Faremos um passeio guiado a pé por suas praças, monumentos e templos mais importantes, desfrutando também da selva tropical que é lar de centenas de aves exóticas e uma ampla variedade de animais selvagens. Neste dia terá a oportunidade de participar de uma cerimônia maia liderada por um guia espiritual local. Almoço campestre incluído. Pela tarde, retorno a Flores para embarcar em um voo para a cidade da Guatemala.

 

14° dia - Cidade da Guatemala - São Paulo

Em horário oportuno, transfer ao aeroporto para embarque.

Preços a partir de:


Valores sujeitos a disponibilidade e confirmação.

Tabela para uso como referência.

Preços em dólares americanos (USD) sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Partidas

SGL

DBL

TPL

 

 

Ciclos do Calendário Maia

(Categoria Standard)

 

01/01/2018 - 31/12/2018

 

6.756,00

 

3.694,00

 

3.594,00

 

01/01/2019 - 31/12/2019

 

6.762,00

 

3.710,00

 

3.604,00

Documentação Obrigatória para Embarque:

- Para passageiros brasileiros: Passaporte (com validade mínima de 6 meses).

- Para passageiros estrangeiros: Passaporte e RNE originais. É de inteira responsabilidade dos passageiros checar com o consulado se o país de destino exige visto de sua nacionalidade.

- Para passageiros com menos de 18 anos, se viajando sem os pais, porém acompanhados de terceiros maiores de idade: necessária apresentação de autorização de pai e mãe com firma reconhecida em cartório, por semelhança, em 2 vias. Quando acompanhados por um dos pais, apresentar autorização do genitor que não viajará.

- A documentação para embarque é de exclusiva responsabilidade do passageiro.

- Obrigatória apresentação da Carteira Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (tirada pelo menos 10 dias antes da data do embarque). Passageiros isentos da vacina deverão apresentar o Certificado de Isenção de Vacinação emitido pela ANVISA.

 

Observações Importantes Sobre o Pacote e o Destino:

- Para efetuar a reserva e emissão do seguro viagem, solicitamos o envio imediato dos seguintes dados: Nomes completos; datas de nascimento; número e validade do passaporte de cada passageiro; número do CPF de cada passageiro; nacionalidade e telefone de emergência (celular).

- Os transportes terrestres na Guatemala são oferecidos em base privada, mas os serviços de lancha são feitos em base regular (público).

- Os valores apresentados são especiais para brasileiros. Consulte-nos para tarifas diferenciadas no caso de passageiros estrangeiros.

- O documento informado para solicitação da reserva e emissão passagens deve ser o mesmo apresentado para embarque e utilização dos serviços. Diferenças na documentação podem ocasionar transtornos e prejuízos e que serão de inteira responsabilidade do passageiro.

- Obrigatório o envio dos dados completos dos voos caso sejam emitidos por conta dos passageiros (Código localizador, cia aérea, número do voo, data, horários de saída e de chegada), para agendamento dos traslados. Caso haja alteração de horários ou atrasos, é de responsabilidade do passageiro avisar seu agente de viagens e/ou o receptivo local.

- Importante: proposta sujeita a disponibilidade e a alterações de preços e condições de pagamento até a efetiva confirmação da reserva.

- IMPORTANTE: A taxa IRRF referente às transações internacionais NÃO está incluída nos valores descritos no site e nos roteiros. A mesma não é isenta. Consulte o valor de acordo com o destino escolhido.

Formas de Pagamento - Parte Terrestre:

- Em até 10 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 9 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

- Parcela mínima R$ 500,00.

- À vista (depósito) desconto de 5%.

- A cotação do dólar será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.

 

Pagamentos feitos há menos de 60 dias do embarque:

- Em até 6 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 5 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

 

Formas de Pagamento - Parte Aérea:          

- Consulte-nos sobre condições das cias. aéreas.

 

Políticas de Alterações e Cancelamentos:   

Caso o passageiro deseje alterar ou cancelar uma reserva, serão cobrados:

- A qualquer momento: Taxa administrativa - 5%.

- Parte terrestre: Cancelamento até 60 dias antes do embarque - 20%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 59 a 30 dias antes do embarque - 40%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 29 a 15 dias antes do embarque - 60%.

- Parte terrestre: Cancelamento com menos de 15 dias do embarque - 100% do total.

- Parte aérea: Qualquer penalidade que seja cobrada pelas cias aéreas.

- Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.

Hotéis Previstos (sujeitos a alterações de acordo com a disponibilidade):          

 

 

 

OPÇÃO

STANDARD

Cidade

Hotel

Antigua

Villa Colonial

Atitlán

Villa Santa Catarina

Quetzaltenango

Pensión Bonifaz

Guatemala City

Barceló Premium

Copán

Clarion Copán

Flores

Villa Maya

Tikal

Jungle Lodge