Destinos



Jalapão

Enquanto o sol se põe em meio ao cerrado do Tocantins, as Dunas do Jalapão trocam de cor e ganham intenso tom de dourado entre os buritis. A região reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada. Prepare-se para o intenso sol e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho.

ROTEIROS

NAVEGUE PELO DESTINO

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

ORIGEMDESTINOKMTEMPO
PalmasJalapão200Km4h00-Carro/Ônibus
PalmasMateiros305Km5h30-Carro/Ônibus
PalmasSão Félix253Km4h40-Carro/Ônibus
PalmasTaquaraçu32Km0h30-Carro/Ônibus

ATRATIVOS

Cachoeira da Formiga
Cachoeira da Formiga

O intenso verde esmeralda da água da Cachoeira do Formiga encanta os turistas que visitam o Jalapão. A cachoeira está entre as mais belas da região e está, sem dúvida, entre as mais visitadas. Além da ótima temperatura, a água é tão transparente que permite ver o fundo de areia calcária.

Cânion Encantado
Cânion Encantado

O Cânion Encantado é formado por quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70 metros de altura. Na base, as águas formam um lago ao redor de uma prainha; em volta, as águas minam das veredas e se encontram no fundo do cânion, formando um córrego que alimenta a vegetação.

Comunidade Mumbuca
Comunidade Mumbuca

É na cidade de Mateiros que fica esta comunidade. O povo de Mumbuca é conhecido por seu artesanato de capim dourado que passou a ser vendido em todo o país e em alguns lugares no exterior. É uma região para passar bons momentos e conhecer mais da cultura local.

Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão

Em meio ao cerrado, este monumento da natureza ajudou a dar fama ao Parque Estadual do Jalapão. A cada final de tarde, o espetáculo reforça que a beleza local é mesmo inesgotável. Nem é preciso dizer que as Dunas do Jalapão são visita obrigatória para quem viajar pela região.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista

O Fervedouro Bela Vista tem a maior piscina do Jalapão, com 15 metros de diâmetro. É impossível não ficar hipnotizado com a cor da água e a beleza da natureza que cerca o espaço. O espaço do fervedouro é um dos mais bem estruturados do parque, com restaurante e área para camping.

Fervedouro Buritizinho
Fervedouro Buritizinho

Com água extremamente transparente e de azul intenso, o Fervedouro do Buritizinho se destaca como um dos mais belos do Jalapão. Nadar em meio à natureza que cerca o local é uma experiência incrível e digna de muitas fotos.

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça

O Fervedouro do Ceiça está entre os mais famosos e visitados do Jalapão. O poço tem uma nascente principal e a intensidade da pressão é bem alta, fazendo com que os visitantes flutuem com facilidade. O fervedouro é bem redondo e cercado por bananeiras intensamente verdes.

Pedra Furada
Pedra Furada

Esculpidos na rocha de arenito em meio ao cerrado, os buracos permitem cenários espetaculares para apreciar o entardecer e, claro, fazer muitas fotos! A Pedra Furada é o lugar ideal para aquele retrato inesquecível do Jalapão.

Serra do Espírito Santo
Serra do Espírito Santo

A Serra do Espírito Santo é uma das mais emblemáticas paisagens do Jalapão. O longo e reto platô de arenito é seguido pela formação em pirâmide em uma das pontas, formando uma silhueta inconfundível e que se tornou marca registrada da região.

ÉPOCAS DO ANO

24°C
Jan
24°C
Fev
24°C
Mar
24°C
Abr
25°C
Mai
25°C
Jun
25°C
Jul
26°C
Ago
27°C
Set
27°C
Out
25°C
Nov
24°C
Dez
Época de chuva
Trekking

OUTRAS INFORMAÇÕES

IDIOMA Português
MOEDA Real
FUSO Não há
CAPITAL Palmas